Perfil de saída de itinerário de qualificação:
O instalador/reparador de computadores é o profissional qualificado que, de forma autónoma e competente, que executa a instalação, colocação em serviço reparação e manutenção de computadores e outros equipamentos informáticos, procede à demonstração do seu funcionamento e dá instruções sobre o seu manuseamento e operações básicas de conservação aos utilizadores.
OBJECTIVOS DO CURSO
Este curso pretende conferir a certificação da escolaridade básica e a atribuição a nível 2 no itinerário de qualificação profissional. São objectivos gerais:
-Promoção do trabalho interdisciplinar.
-Desenvolvimento dos níveis de interacção escola/comunidade, promovendo actividades de pareceria com instituições locais ligadas ao itinerário de qualificação.
-Dotar os alunos de ferramentas metodológicas que os capacitem para uma intervenção reflexiva no mundo do trabalho.
-Valorizar as aprendizagens técnicas no quadro da definição da identidade pessoal e social. DISCIPLINA DE DREAI Professor da disciplina José António Fernandes.
OBJESCTIVOS GERAIS DA DISCIPLINA
-Fomentar a disponibilidade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas de contexto técnico e tecnológico.
-Promoção da autonomia, criatividade, responsabilidade, bem como a capacidade para trabalhar em equipa na perspectiva de abertura à mudança. -Fomentar o interesse pela pesquisa, pela descoberta e pela inovação à luz da necessidade de fazer face ao desafios tecnológicos.
Promoção do desenvolvimento de competências no âmbito do diagnóstico, reparação e manutenção de equipamentos informáticos.
-Fomentar a análise crítica da função e do poder das tecnologias ligadas aos computadores. -Desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação técnica.
-Desenvolver capacidades para utilizar adequadamente e manipular com rigor técnico ferramentas ligadas a tecnologias da electrónica e computadores.
-Promoção das práticas inerentes às normas de segurança dos equipamentos, dados a informação.
-Promoção das práticas que estejam relacionadas com os condicionalismos das profissões das áreas da informática e electrónica, nomeadamente a ergonomia, saúde ocular e segurança da protecção dos bens e equipamentos.